Informações

  • Aquisição de imóvel em Portugal
    Aquisição de imóvel em Portugal

    A aquisição de um imóvel em Portugal, como em qualquer outro país, requer um conjunto de procedimentos e um cuidado especial na verificação de toda a documentação, para que todo o processo de compra e venda decorra com a maior segurança jurídica para as partes envolvidas. Daí que seja aconselhável a intervenção de profissionais qualificados –advogados e solicitadores – que fazem a verificação de toda a documentação relativa ao imóvel, apurando a situação concreta a nível fiscal, registral bem como da existência de eventuais ónus ou encargos que incidam sobre o mesmo, condomínio, etc. podendo aconselhar a melhor solução e garantir o sucesso do negócio. Antes da transmissão definitiva do imóvel, uma vez alcançado o acordo entre as partes e verificada toda a documentação, é aconselhável a celebração de contrato promessa de compra e venda, documento este através do qual a parte compradora e vendedora fixam as condições do negócio (preço, condições de pagamento, valor do sinal, prazos e outras) e acautelam as suas situações particulares bem como as eventuais consequências em caso de incumprimento. Tradicionalmente, a transmissão da propriedade de um imóvel faz-se através de escritura pública a celebrar no Notário, entidade que é independente das partes e reforça a segurança jurídica do negócio. Contudo, pode também ser formalizado por documento particular autenticado por advogado ou solicitador ou através do serviço “Casa Pronta” disponibilizado nas Conservatórias de Registo Predial. Após a realização do contrato que titula a compra e venda, deverá proceder-se ao registo definitivo de aquisição e devera ser igualmente feita a participação da aquisição no serviço de finanças, para além dos contratos de fornecimento de serviços (eletricidade, água, gás), seguro, etc. Relativamente à aquisição de imóveis por cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal, menos familiarizados com os procedimentos da lei portuguesa, reforça-se a necessidade de obterem aconselhamento jurídico por advogado ou solicitador, os quais poderão verificar a viabilidade do negócio e aconselharem a melhor forma de salvaguardar os seus interesses, evitando problemas futuros desnecessários.   Para mais esclarecimentos, contate-nos.    

  • Identidade Visual
    Identidade Visual

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque efficitur massa nisl, sed accumsan purus imperdiet eget. Praesent ac lectus felis. Nam dignissim mauris quis luctus auctor. Phasellus gravida commodo congue. Duis quis ultrices nisl, facilisis fringilla erat. Morbi lacinia magna libero, vitae varius massa mollis sit amet. Nulla maximus ligula metus, eget volutpat elit laoreet sit amet. Ut et augue vitae sapien dapibus fringilla sit amet sit amet nunc. Praesent suscipit erat at ex blandit, egestas mollis enim posuere. Aliquam erat volutpat. Donec hendrerit tincidunt metus, non finibus turpis blandit eget. Proin tincidunt ullamcorper bibendum. Donec vitae sollicitudin nulla. Aenean eleifend erat vel ipsum dapibus, eu finibus risus feugiat. Pellentesque commodo faucibus metus at eleifend.

  • Serviços complementares

    A LA Associados pode recomendar profissionais competentes para a realização dos mais diversos serviços complementares, de que são exemplos a mediação e avaliações imobiliárias, peritagens, levantamentos topográficos, contabilidade, certificação energética ou outros.
    Serviços complementares